Nota de Esclarecimento: Atrasos nas Obras de Emergência

  22.11.24
  4 minutos
  por PTUM

O Conselho Municipal de Maputo, através do Projecto de Transformação Urbana de Maputo, deu início em Junho do corrente ano, as obras de emergência com foco em reparações e reabilitações de vias e redes de drenagem em várias áreas da Cidade de Maputo.

As obras em curso compreendem um total de sete lotes que abrange áreas dos Distritos Municipais de KaMpfumu, Nlhamankulu, KaMubukwana, kaMaxaqueni e KaTembe, engloba a reabilitação e reparação de vias, construção e manutenção de redes de drenagem e saneamento, e a execução de melhorias em várias infraestruturas prioritárias.

Com grande esforço e dentro dos prazos previstos foram concluídas as obras nos seguintes lotes e locais:

Lote 2:

  1. Construção da Rua-Vala de 460m e assentamento de um colector na Rua Lisboa Matavele;
  2. Reabilitação das Vias em Pave à volta do Estádio Nacional do Zimpeto;
  3. Construção do Sistema de Drenagem de Águas Pluviais na Rua da Mafurreira, Bairro do Zimpeto.

Lote 7:

  1. Substituição do Colector na Av. Mohamed Siad Barre (entre Av. Eduardo Mondlane e Av. Marien Ngouabi)

Neste momento, embora com atrasos ligeiros, decorrem as obras nos seguintes lotes e locais:

Lote 1:

  1. Substituição de Colector na Rua da Resistência (troço entre a Rua de Quionga e a Av. Joaquim Chissano) – está com um progresso de 50% execução, devendo nos próximos dias iniciar os trabalhos de reposição de solo ou pavimentação.
  2. Limpeza e Substituição de Colectores no Bairro George Dimitrov: A limpeza está com avanços significativos e 80% da substituição dos colectores foi realizada.

Lote 3:

  1. Contenção de Erosão na Rua 404 e Rua B – KaTembe: O trabalho de contenção de erosão está 65% concluído. O empreiteiro completou a maior parte das obras de contenção e está focado nas actividades de estabilização do solo.

Lote 4:

  1. Reparação de Cratera no Bairro do Jardim, Rua nr. 5080/84: A reparação está 95% concluída, e o trabalho consiste na recuperação da via incluindo passeios e infra-estruturas de drenagem.

Lote 5:

  1. Substituição do Colector na Av. Romão Fernandes Farinha (entre Av. 24 de Julho e Av. Josina Machel): A substituição está 90% realizada, e o empreiteiro está focado nas actividades de estabilização do solo.
  2. Substituição do Colector na Av. Romão Fernandes Farinha (entre Av. Eduardo Mondlane e Av. Ahmed Sekou Toure): A obra está 80% concluída.

Lote 6:

  1. Substituição do Colector na Av. Fernão de Magalhães (entre Av. Karl Marx e Av. Albert Lithuli): A substituição está 60% realizada, e o empreiteiro continua a trabalhar na instalação dos colectores.
  2. Substituição do Colector na Av. Josina Machel (entre Av. Filipe Samuel Magaia e Av. Guerra Popular): A obra está em 85% de execução, o empreiteiro e o empreiteiro continua a trabalhar na instalação dos colectores.

Embora seja importante destacar que em alguns pontos as obras já estão concluídas, os atrasos registados resultam de alguns casos excepcionais fora do controle da edilidade, como:

1. Escassez de materiais no mercado

Devido ao elevado volume de obras ocorrendo simultaneamente na cidade de Maputo, verificou-se uma escassez temporária de materiais essenciais, como manilhas. Essa situação impactou directamente o cronograma estabelecido, uma vez que o fornecimento não conseguiu acompanhar a alta demanda.

2. Impacto das manifestações gerais

As recentes manifestações que ocorreram em várias regiões do país resultaram em limitações logísticas e operacionais, prejudicando o transporte de materiais e a mobilização das equipas dos empreiteiros em determinados momentos.

Apesar desses desafios, a edilidade continua empenhada, junto dos parceiros e os empreiteiros, em concluir as obras, com a máxima eficiência e qualidade, minimizando impactos na cidade e assegurando que os benefícios das melhorias sejam sentidos o mais rápido possível.

EN | PT