Município de Maputo reforça Limpeza das Valas de Drenagem

  24.07.25
  2 minutos
  por PTUM

O Município de Maputo, através do Projecto de Transformação Urbana (PTUM) e Empresa Municipal de Saneamento e Drenagem (EMSD), está a levar a cabo obras de limpeza e manutenção das valas de drenagem em vários pontos da cidade, numa acção preventiva face à aproximação da época chuvosa.

Mais de 15 quilómetros de valas estão a ser intervencionados, com destaque para zonas prioritárias como a Avenida Joaquim Chissano e Acordos de Lusaka. Na Praça 16 de Junho, decorrem trabalhos de limpeza da bacia de retenção, valas revestidas com betão, reparação de condutas e valetas, bem como a instalação de guardas de protecção.

De acordo com o engenheiro Durão Januário, afecto à Empresa Municipal de Saneamento e Drenagem, as intervenções visam garantir o escoamento eficiente das águas pluviais. As actividades incluem remoção de resíduos sólidos, corte de vegetação nos taludes e dragagem das bacias. “Os resíduos sólidos nas valas provocam obstruções e comprometem o escoamento da água. É fundamental que os munícipes estejam sensibilizados para não depositarem lixo nas valas”, apelou o engenheiro.

As obras têm sido bem acolhidas pelos moradores das zonas abrangidas, que reconhecem as melhorias visíveis. “Agora que a drenagem está limpa, dormimos mais tranquilos. Os ratos e os mosquitos diminuíram. Só tenho a agradecer”, afirmou Belinha Orlando, residente numa das áreas intervencionadas.

Francisca Macitela, outra munícipe, também elogiou a iniciativa: “Isso é muito bom para os cidadãos que passam por aqui, porque vejo que o Município se preocupa com quem circula pela cidade de Maputo.”

Já Manuel Salifo destacou: “Nota-se uma transformação. As valas e estradas estão a ser reabilitadas. Pouco a pouco, vamos ultrapassar os problemas da cidade.”

O município assegura que os trabalhos irão prosseguir, com foco na sustentabilidade e no envolvimento comunitário. “Manter as valas de drenagem e as redes de esgoto limpas, é um dever de cada um de nós”, concluiu o PCA da EMSD, Eng. Borges da Silva.

EN | PT