Arranca V Missão do Banco Mundial de Apoio ao Projecto de Transformação Urbana de Maputo

  03.06.25
  2 minutos
  por PTUM

Teve início nesta segunda-feira, 02 de Junho, a Quinta Missão do Banco Mundial de Apoio à Implementação do Projecto de Transformação Urbana de Maputo (PTUM). A Missão estender-se-á até ao próximo dia 13 de Junho e visa acompanhar o progresso do projecto, através da avaliação de meio termo, reforçar a cooperação entre o Banco Mundial e Conselho Municipal de Maputo e definir estratégias para acelerar a execução das actividades em curso.

Na sua intervenção de abertura, o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Rasaque Manhique, reconheceu que, apesar de existirem atrasos em algumas subcomponentes do projecto, já são visíveis progressos significativos, destacando, entre outros, os avanços nas obras de drenagem da baixa da cidade.

“As obras de construção de novos colectores, com mais de 4 km em execução, e a reabilitação de 5 km da rede combinada de drenagem e saneamento estão em curso e seguem com um bom ritmo. As intervenções previstas visam mitigar os recorrentes alagamentos na baixa da cidade, protegendo infraestruturas críticas, promovendo a resiliência urbana e criando melhores condições para o comércio e a circulação de pessoas”.

Por sua vez, a representante do Banco Mundial, Emily Owen, reafirmou o compromisso da entidade com o sucesso do projecto e manifestou total abertura para, em conjunto com o Conselho Municipal, trabalhar de forma coordenada com vista à concretização dos resultados previstos.

Durante esta Missão, estão previstas reuniões técnicas, visitas de campo e sessões de trabalho com as equipas de implementação e os parceiros envolvidos, reforçando o empenho conjunto no desenvolvimento urbano sustentável da Cidade de Maputo.

EN | PT